Inteligência Artificial e seus Benefícios
Atualmente o tema Inteligência Artificial (IA) tem gerado um mar de elogios e críticas negativas na internet e por causa disso decidimos abordar o tema mostrando seus pontos positivos e negativos. Por tanto este Post visa demonstrar o quanto a inteligência Artificial já era utilizado antes do ChatGpt e deixar claro que, apesar do grande fomento atual em torno deste assunto, este assunto é pesquisado ao longo de décadas.
O Surgimento da Inteligência Artificial
Primeiramente devemos lembrar que a Inteligência Artificial não é um tema novo, ou seja, já existem pesquisas desde de 1943 em um artigo apresentado por Warren McCulloch e Walter Pitts e seu desenvolvimento tem sido acompanhado pela comunidade científica por anos, todos os resultados atuais foram projetados através de grandes pesquisas do passado. O artigo em questão apresentava pela primeira vez o conceito de redes neurais e estrutura de raciocínio artificiais em forma de modelo matemático, visando representar computacionalmente o funcionamento de nosso sistema nervoso.
Em 1956 tivemos o marco-zero, na conferência de Dartmouth, onde grandes nomes daquela época se reuniram (Nathan Rochester, da IBM, Marvin do SNARC, John McCarthy e outros) para discutir cada aspecto de aprendizado de máquina desenvolvido por eles. Neste momento o principal objetivo era tornar a IA realidade, isto é, sair da teoria do papel e torna-la aplicável no mundo real e para isso diversos órgãos governamentais e privados investiram muito na área, incluindo a criação da ARPA ( Agência de Pesquisa de Projetos Avançados).
As contribuições de Alan Turing
Em segundo Lugar pode-se ressaltar a importante contribuição de Alan Turing para toda a comunidade científica através de um teste que tinha o objetivo de verificar se a máquina conseguiria se passar por humano em uma conversa por escrito, este teste ficou conhecido como Jogo da Imitação ou Teste de Turing. O teste consistia em verificar algumas premissas através de perguntas e respostas e através dele poderia ser verificado o nível de desenvolvimento do algoritmo de inteligência Artificial.
Os Benefícios da Inteligência Artificial
Em terceiro lugar torna-se notável o quanto a IA impacta positivamente em nossa vida cotidiana, dentre aos muitos benefícios podemos destacar:
- Permite a automação de diversas tarefas, desde processos industriais até atividades do dia a dia, o que pode aumentar a eficiência e a produtividade.
- A capacidade de analisar grandes quantidades de dados e identificar padrões, a IA pode fornecer insights valiosos para a tomada de decisões em várias áreas, como negócios, medicina e finanças.
- Alguns algoritmos de IA podem otimizar processos complexos, identificando gargalos e propondo soluções mais eficientes, o que pode levar a economias de tempo, recursos e custos.
- Pode auxiliar no diagnóstico médico, análise de exames, identificação de padrões em grandes conjuntos de dados de saúde e até mesmo para o desenvolvimento de novos medicamentos.
- Pode impulsionar diversos avanços em áreas da ciência, ajudando na modelagem de fenômenos complexos, na simulação de sistemas e na descoberta de novos materiais.
Observações importantes
Algumas questões surgem ao longo do tema pois ao longo da história, em diferente evoluções, sempre existem questões a serem observadas e dentre elas podemos destacar as seguintes:
- Há preocupações de que determinados grupos ou países possam ter acesso privilegiado a tecnologias avançadas, enquanto outros são deixados para trás, fato que pode gerar uma desigualdade
- A automação impulsionada pela IA pode substituir certas ocupações, o que pode levar a perda de empregos em determinados setores. No entanto, novas oportunidades de emprego também podem surgir à medida que a tecnologia se desenvolve.
- Os algoritmos de IA podem ser influenciados por preconceitos existentes nos dados usados para treiná-los. Isso pode resultar em decisões discriminatórias ou injustas em áreas como recrutamento, justiça criminal e concessão de empréstimos.
- Com a coleta e análise de grandes quantidades de dados pessoais, a IA apresenta desafios em relação à privacidade e à segurança das informações. O uso indevido desses dados pode levar a violações de privacidade e até mesmo a ataques cibernéticos.
Conclusão
Por fim, devemos observar que se a sociedade tornar-se excessivamente dependente da IA, isso pode levar à perda de habilidades e capacidades humanas importantes. Além disso, falhas ou interrupções no funcionamento dos sistemas de IA podem ter consequências significativas. Para viver essa realidade devemos tirar proveito do melhor que ela nos oferece, ou seja, buscar atualizar-se sobre o assunto observar sempre os dois lados antes de tornar-se totalmente dependente em algumas áreas de nossas vidas. Ressalta-se que existem fatores humanos que não serão substituídos pela IA, como por exemplo alguns sentimentos.
Fontes
SCIELO Brasil- Artigo de Luiz Carlos Lobo(Artificial Intelligence and Medicine)