HÁBITOS: PODEM MUDAR SUA VIDA!

3 passos para criar hábitos

Inicialmente pode-se refletir sobre o significado dos hábitos em nossa vida, neste artigo apresentaremos esta palavra com o seguinte significado: uma lista de afazeres a serem realizadas ao longo de sua rotina diária por uma pessoa, ou seja, uma lista que se repete todos os dias e sem alterações nos itens executados. Desta forma entendemos que o hábito esta presente em nossa vida a muito tempo e às vezes não notamos sua existência ou ignoramos pois não conseguimos mudá-los.

Entendendo o Hábito

Dentre muitas definições e autores sobre o assunto, neste universo enorme de informações chamado internet, destaca-se o trabalho de Charles Duhigg( um repórter investigativo do New York Times) que escreveu o livro “O Poder do Hábito” , um pesquisa que visa demonstrar o quanto somos patologicamente comandados por nossos hábitos, publicado em 2012. Neste livro fascinante é domonstrado, por exemplo, como algumas pessoas atingiram o sucesso apenas observando os processos envolvendo a criação de um hábito e o resultado apresentado após um determinado espaço de tempo.

Em primeiro lugar destaca-se, também, a objetividade e clareza que o autor aborda a criação de um hábito e seus processos internos, são eles:

  • A Deixa: o motivo inicial para executar uma tarefa,ou seja, a razão para fazê-la. Quando a resposta interior é convincente a tarefa é executada caso contrário a tarefa vai para o campo da procrastinação.
  • A Rotina: Pode ser definida como a frequência de execução de determinada tarefa, isto é, quantas vezes esta tarefa estará sendo executada ao longo do seu dia. Para essa fase é primordial definir também um horário fixo para a execução.
  • A Recompensa: É a fase que o cérebro deve ser estimulado a entender que a tarefa foi concluída com sucesso e seu corpo merece ganhar uma recompensa, podendo ser:
    • Interna: Quando os estímulos da execução da tarefa geram, como por exemplo, a endorfina que posteriormente resultará na sensação de bem estar.
    • Externa: Quando oferecemos uma recompensa de valor externo, isto é, algo que fazemos para ter a sensação de bem estar após a execução da tarefa. Neste caso cita-se o ato de tomar um banho refrescante após a realização de uma atividade física.

Com as definições supracitadas torna-se claro o funcionamento do cérebro humano quanto a criação e manutenção de um hábito, seja no processo de manutenção ou no processo de criação. Ressalta-se que este processo pode ser aplicado para a criação de qualquer tarefa que necessite tornar-se um hábito. Alguns tratamentos, como por exemplo do de dependência química, também aplicam estes processos, mas neste caso são considerados todos os fatores apresentados pelo paciente, seu histórico de saúde física e mental.

Criando novos hábitos

Em segundo lugar avalia-se a possibilidade da criação de novos hábitos, com base em novas tarefas bem definidas, são tarefas que contenham atributos claros para sua execução, dentre eles podemos citar:

  • O objetivo: neste atributo temos que deixar claro o objetivo da tarefa, explicar como surgiu a necessidade desta tarefa e destacar a importância de sua execução.
  • A Frequência de Execução: Um atributo indispensável para a criação de um novo hábito pois nele podemos definir quais dias da semana vamos executa-la e em quais horários.
  • O Resultado: Este atributo define qual o resultado esperado após a execução de uma tarefa, seja este obtido instantaneamente, após sua execução, ou a longo prazo.

Os atributos, demonstrados acima, devem ser observados antes de criar um novo hábito e posteriormente devem ser descritos, seja em : Texto descritivo, Listas, Mapas mentais e etc. A fixação de um papel contendo todas as tarefas e seus atributos ajuda a manter uma rotina de execução das tarefas, o importante é deixa-lo em um lugar fixo, e de preferência, visível ao longo de todo o dia.

ansiedade
em um relacionamento abusivo com a ansiedade

3 Passos para Mudar seus Hábitos

Um amplo estudo sobre o funcionamento do hábito no cérebro humano, realizado pelo professor de neurociência Wolfran Schultz em 1990 em Cambridge, revelou que alguns hábitos são mais suscetíveis à recompensas do que outros e isso é determinado de acordo como anseio existente em nosso cérebro, estes anseios podem ser definidos como sentimentos ou sensações que temos antes da execução de uma tarefa, como per exemplo:

  • Atividade Física: Podemos nos sentir ansiosos antes de começar a correr,nadar ou simplesmente ira na academia.
  • Beber ou Fumar: Normalmente que já possui o hábito diário de fumar ou ingerir bebida alcoólica pode sentir a sensação de suar a mão quando não consegue realizar o hábito por algum motivo ou sentem-se relaxados no momento inicial.
  • Assistir Futebol: Quando esperamos a partida de futebol começar normalmente temos um explosão de sentimentos e sensações.

Estas sensações também podem ser descritas como anseios, quando sentido antes, durante ou depois da execução de um hábito. O primeiro passo para alterar um hábito, independente do que seja, é tentar identificar os pontos (gatilhos) geram a necessidade e fazê-lo, bem como transcrever para uma anotação detalhada contendo todos os momentos que antecederam sua execução.

O segundo passo para começar a alterar esse hábito é identificar qual a recompensa você esta tendo com ele, por exemplo verificar qual sensação foi sentida após a execução, e em seguida anotar quantas recompensas você identificou.

O último passo é tentar substituir esse hábito maléfico por outro que seja benéfico para sua saúde, podendo inicialmente, ser inserido na rotina a atividade física. Em todos os casos a substituição de um hábito poderá ser simples ou ter um nível de dificuldade elevado mas normalmente é um exercício de perseverança pois em muitos momentos surgirão sentimentos que podem te levar a procrastinação.

O acompanhamento de um especialista sempre é recomendado, independente da área que esse hábito afete em sua rotina diária, ou seja, tenha em mente que hábitos simples podem ser criados e alterados com muita dedicação mas quando há uma complexidade na dependência, sentimentos incontroláveis, procure a ajuda de um profissional habilitado para te ajudar ( podendo ser um psicólogo, psquiatra, neurologista e etc..).

Conclusão

Por conseguinte, entende-se que hábitos podem ser criados e modificados o tempo todo, mesmo inconscientemente, e existem diversos fatores que podem influenciar neste processo, bem como o surgimento de algumas patologias associativas. Para definir quais hábitos necessitam de substituição em sua rotina deve-se observar, sempre, quais são os resultados obtidos por eles, isto é, analise os resultados de forma classificativa, defina em resultados positivos e negativos e após isto tente substituis os hábitos com resultado negativo por novos hábitos que impactem positivamente sua rotina.

Seja persistente e não desista dos objetivos individuais de cada hábito a ser modificado ou criado, tenha em mente que sua saúde física e mental depende exclusivamente de um rotina agradável e principalmente dos hábitos saudáveis.

Fonte

THE POWER OF HABIT- CHARLES DUHIGG ( Editora Objetiva LTDA- 2016)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *